Header Ads

Angola registou 40 mortos em 1.499 acidentes de trabalho em 2018

Angola registou em 2018 um total de 1.499 acidentes de trabalho, dos quais 40 resultaram na morte do trabalhador, segundo dados divulgados hoje pelo Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST) do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

Segundo a diretora do CSST, Isabel Cardoso, citada pela agência noticiosa angolana Angop, 1.094 acidentes de trabalho foram considerados "leves" e 365 "graves".

Em relação a 2017, Isabel Cardoso disse que o número de acidentes de trabalho registados em 2018 pela instituição foi superior na ordem de 30%.

Isabel Cardoso disse que, no ano passado, o CSST realizou 29.729 exames de saúde ocupacional e visitou 84 empresas, com 63 avaliações preliminares de risco e 37 de conformidade local.

Segundo aquela responsável, o setor da construção civil foi o que mais acidentes de trabalho registou, "devido à vulnerabilidade no exercício da atividade", destacando-se ainda a falta de segurança e de equipamento de proteção individual, considerado uma das medidas fundamentais para a segurança e higiene no trabalho.

O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho existe há nove anos é o órgão reitor da área de segurança, higiene e saúde no trabalho, tutelado pelo Ministério da Segurança Pública, Trabalho e Segurança Social.

Tem também por missão certificar as empresas para prestarem serviços externos nesta área ou certificar as que queiram prestar serviços externos de segurança higiene e saúde ao trabalhador.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.