Header Ads

Portugal diz não ter recebido protesto diplomático do Governo angolano

O ministro dos Negócios Estrangeiros português negou em Bruxelas, que tenha recebido um protesto diplomático de Angola na sequência dos incidentes ocorridos no passado domingo no bairro social da Jamaica, concelho do Seixal, distrito de Setúbal.

Questionado sobre se poderia confirmar uma notícia avançada pela Rádio Nacional de Angola (RNA), segundo a qual as autoridades de Luanda enviaram um protesto diplomático ao Governo português na sequência da intervenção policial, da qual resultaram vários feridos e a detenção de um cidadão angolano, Augusto Santos Silva respondeu que podia confirmar “o contrário”.

“Confirmo o contrário, que não houve. Protesto formal apresentado pelas autoridades angolanas junto do Estado português, portanto através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, posso confirmar que não houve, declarou o ministro, que falava no final de uma reunião ministerial da UE com a União Africana.

Santos Silva apontou que nesta reunião ministerial Angola fez-se representar ao nível do embaixador, “que aliás é o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros” e seu “colega e amigo Georges Chicoti”, que teve “o prazer de cumprimentar”, mas disse que não se abordou o assunto relacionado ao protesto.

O responsável concluiu que se houver um pedido de esclarecimentos, os mesmos serão “evidentemente prestados”.

“É natural que qualquer pedido de esclarecimento de autoridades angolanas – da mesma forma que nós fazemos iguais pedidos de esclarecimento quando há cidadãos portugueses que se veem envolvidos em assuntos de segurança – possam ser apresentados, e serão evidentemente prestados”, afirmou.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.