Header Ads

Há duas grandes petrolíferas interessadas em comprar a posição da Sonangol na Galp

Há duas grandes petrolíferas internacionais interessadas em comprar a posição que a Sonangol tem na Galp, avança o “Jornal de Negócios” esta terça-feira. A notícia surge num momento muito particular: está a decorrer a primeira visita oficial de João Lourenço a Portugal.

No passado fim de semana, em entrevista ao Expresso, o Presidente de Angola já havia confirmado que a petrolífera ia vender a sua participação na empresa portuguesa.

A presença na Galp “não deixa de ser uma dispersão [da Sonangol] e, por esta razão, e porque a tendência é esta, é muito pouco provável que a Sonangol se interesse em ter uma posição na Galp. (...) Não estou a dizer que vamos sair amanhã. Estou a dizer apenas que a tendência é essa”, afirmou o chefe do Estado angolano.

Pelo que o matutino apurou, uma das petrolíferas interessadas está a planear abrir um escritório de representação em Lisboa; a identidade das duas empresas, neste momento, ainda é segredo.

A Sonangol tem uma dívida avaliada em 3,2 mil milhões de euros e até final do ano terá de garantir um financiamento de 1,3 mil milhões, o qual se destina a garantir o normal funcionamento das operações e fazer novos investimentos na área da produção, lembra o “Negócios”.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.