Header Ads

Angola continua no 45.º lugar do Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018

Angola manteve o 45º. lugar no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018, mas é um dos sete entre 54 países que mostra “sinais preocupantes” na avaliação à governação.

Angola recebeu uma pontuação de 38,3 pontos numa escala de 100, uma descida relativamente aos 39,4 pontos no índice do ano passado, mantendo-se no grupo dos 10 países com pior classificação.

Apesar de a tendência dos últimos 10 anos continuar positiva, Angola registou deteriorações significativas nas categorias de Desenvolvimento Humano e de Desenvolvimento Económico Sustentável e um declínio ligeiro na categoria de Segurança e Estado de Direito.

O relatório confirma que “não há correlação significativa entre o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) de um país e as pontuações em Oportunidades Económicas Sustentáveis”, dando o exemplo de Angola como um dos países com o maior PIB do continente que pontua abaixo da média africana na categoria de Desenvolvimento Económico Sustentável.

Relativamente ao ano passado, há sinais de debilidade nos indicadores relativos ao estado de direito, transparência e responsabilidade, segurança nacional, administração pública, ambiente de negócios, infra-estruturas, segurança social, educação e saúde.

Na sub-categoria de saúde, o relatório refere oito países com “resultados preocupantes”, entre os quais Angola e São Tomé e, que “registaram uma recessão recente, com interrompendo um progresso nos últimos cinco anos.

Os indicadores de participação da sociedade civil, liberdade de expressão e reunião e direitos civis contribuíram registaram um bom desempenho relativamente à avaliação feita em 2016.

O Índice Ibrahim de Governação Africano (IIAG) mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.